Você esta aqui:

O evento contou com a participação da FIERO, IBAMA, SEDAM, TCRO e secretarias municipais de Meio Ambiente.

Na última sexta-feira (10), o Departamento Municipal de Meio Ambiente da Estância Turística Ouro Preto do Oeste, representado pelo engenheiro florestal e diretor do departamento, Caio Bispo Ferreira, participou de audiência pública no município de Porto Velho.

A audiência aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e teve como principal pauta a gestão ambiental municipal, Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TCFA, prevista na Lei Federal nº 10.165/2000 e os acordos ambientais que foram firmados durante a Conferência do Clima das Nações Unidas, COP 26.

Para tratar desses assuntos, a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente ANAMMA, Regional de Rondônia, representada pelo secretário de Meio Ambiente de Alto Alegre dos Parecis, Fábio Porto, requereu ao deputado estadual Ribamar Araújo que articulasse e presidisse a reunião.

Atendendo ao convite do deputado, várias entidades participaram, entre elas a FIERO, IBAMA, SEDAM, TCRO e secretarias municipais de Meio Ambiente.

Durante o período de discussões, os secretários municipais argumentaram sobre o grande desafio dos municípios para lidar com questões ambientais e cobraram um posicionamento do Estado quanto ao repasse dos valores da TCFA. Quanto aos resultados da Conferência do Clima das Nações Unidas – COP 26, o assessor da SEDAM, Diogo Rosa, enfatizou a importância da participação da delegação de Rondônia na conferência, garantindo participação efetiva nas tratativas que lá ocorreram.